Pisos

Assoalhos e tacos de madeira: qual o melhor tipo de madeira para sua casa?

Uma das partes mais importantes, quando pensamos em uma reforma ou construção, é decidir qual será o piso. Ele pode ser de cerâmica, porcelanato, laminado, cimento queimado, entre tantas outras opções. Mas um dos mais queridos são os assoalhos e tacos de madeira, afinal este material traz mais beleza e sofisticação ao ambiente. Também contribuem para o conforto térmico do cômodo, deixando-o mais aconchegante.

Escolher o tipo certo de madeira para compor o piso é essencial. Elas podem variar de tamanho, espessura, largura, maneiras de aplicação, etc. Assim, antes de comprar a primeira opção que o vendedor te oferecer, você deve saber qual é a melhor escolha para o ambiente no qual o piso será instalado. Além disso, não esquecer que esse tipo de piso demanda cuidado e manutenção.

Identificando os  tipos de piso

Os pisos de madeira possuem duas categorias. Eles podem ser encontrados no mercado como tacos ou como assoalhos. Suas diferenças estão relacionadas aos respectivos tamanhos.

Assoalhos são tábuas com larguras e tamanhos variados. Eles podem ser feitos com diversos tipos de madeira, cada uma com características únicas. Já os tacos aproveitam os pedaços de madeira que não tinham tamanho suficiente para serem transformados em assoalho. Diferente dos assoalhos, que diferem de tamanho, os tacos, normalmente, tem um
tamanho padrão, (podem ter 7 x 35 cm, 7 x 42 cm ou 10 x 40 cm).

Cuidados com assoalhos e tacos de madeira

As madeiras mais duras apresentam um melhor resultado ao longo dos anos. Afinal, elas são mais resistentes contra impactos e não arranham ou deixam marcas com tanta facilidade.

Ademais, é preciso entender que apenas uma boa madeira não é suficiente. Independentemente de qual material você escolher, ele demandará cuidados especiais. Somente assim terá uma vida útil maior.

Um piso com boa madeira e bem cuidado pode durar de 20 a 30 anos. Por isso, observe e faça todo o necessário para manter o piso de uma casa em bom estado de conservação.

Para um cuidado regular, lembre-se de usar vassouras com cerdas macias e panos levemente úmidos para remover as sujeiras do dia a dia.

Melhores madeiras para assoalhos e tacos

Conhecer os tipos de madeiras é algo que toda pessoa que faz uma obra deve se atentar. Só assim, não corre o risco de comprar um produto de baixa qualidade ou que não atende às suas necessidades.

Quando tratamos de qualidade da madeira, opte por:

–  Sucupira: madeira forte e resistente a fungos, cupins e aos efeitos do tempo que causam o desgaste e a podridão do material. Assim, ela é uma excelente opção, disponível mais diversos tons de marrom (do chocolate ao mais escuro).

–  Jatobá: é ideal para pisos, podendo ser aplicado nos mais diversos cômodos. Ela tem uma coloração castanha, que pode ser clara ou avermelhada. Esse aspecto garante a ela uma cor única, que chama a atenção. Além disso, o jatobá aceita o uso de impermeabilizantes e lustragem para ter um aspecto mais brilhante e saudável.

–  Ipê: essa é uma madeira nobre e resistente. Ela envelhece mantendo a sua beleza e é altamente resistente aos parasitas e à umidade, característica essencial ao se pensar em um piso.

–  Cumaru: é a madeira mais procurada do Brasil quando se trata de pisos. O motivo é a sua qualidade, assim com a variação de cores, que permite sua utilização em qualquer projeto. Ela também tem uma excelente finalização e um resultado impecável.

Você sabia que, além dos pisos, também é possível incorporar um rodapé de madeira no seu projeto? Leia mais.

Tem mais dúvidas sobre madeira?

A Macal tem uma equipe completa de Especialistas disposta a te ajudar no seu projeto!