Alguns clientes chegam na Macal com a dúvida de qual madeira usar para seu forro de madeira. Essa escolha deve levar em conta o orçamento do cliente, o gosto e também a praticidade de instalação.

Para clientes cujo orçamento é folgado e gorduroso nós indicamos o Forro de Madeira Ipê por dois motivos:

- Essa Madeira é a mais nobre e resistente do planeta o que é comprovado pelo seu resultado no Janka Test.

- De modo geral essa espécie de Madeira é a de cor mais escura o que a dá uma beleza característica.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

A segunda madeira mais cara para instalação em Forros de Madeira é a da espécie Cumaru, também chamada de Ipê Champagne. As duas principais características dessa opção são:

                - Madeira quase tão resistente quanto o Ipê

                - Madeira mais clara que o Ipê

.

.

.

.

.

.

De fato, essas duas primeiras opções são as de maior durabilidade pois são Madeiras utilizadas até mesmo em peças de Pisos e Decks.

As próximas opções são os forros de Tauari, Angelim e Cedro Rajado, nessa ordem. São Madeiras de alta qualidade e resistência, mas que não resistem a solicitação mecânica nem a abrasão, por isso não podem ser utilizadas para Pisos nem Decks.

.

.

O Tauari apresenta uma cor amarelada clara que está bastante em alta entre os designers. Já o Angelim apresenta manchas em sua constituição, além de ter uma coloração mais avermelhada. O Cedro Rajado por sua vez apresenta partes escuras e mais claras intercaladas por ser retirado da parte externa dos troncos das árvores.

De fato, a maior procura do mercado atual tem sido por forro de Tauari, mas as Madeiras mais nobres como Cumaru e Ipê vem logo em seguida e sempre estão em alta. Temos para os Forros de Cedro Rajado e Cumaru a opção de compra de apenas peças curtas o que barateia o orçamento do cliente. Nesse caso as peças não passam de 1,5 e 1,75 metros de comprimento respectivamente.