O piso de madeira é uma das opções mais cotadas por quem vai começar a construir ou vai reformar sua casa ou apartamento. Esses pisos dão aos ambientes um ar de aconchego e caem bem com qualquer tipo de decoração. Atualmente existem diversos tipos de piso de madeira, desde aqueles que simulam a madeira, como piso laminado e carpete de madeira, até os de madeira mesmo, como assoalhos e tacos.

.

.

.

Piso laminado

piso laminado

.

Esse tipo de piso pode ser aplicado até sobre paredes e pode ser instalado sobre outros revestimentos, mas não deve ser instalado em banheiros, cozinhas e áreas molhadas. As principais vantagens desse piso são que ele é mais barato, e de mais fácil montagem. As desvantagens são que esse piso não pode ser reparado e que seu tempo de vida não é tão grande, não passando de 20 anos. As principais marcas desse tipo de piso são Eucaflor e Dureflor.

.

.

.

O piso laminado varia de 30 a 100 reais o metro quadrado instalado. Quanto mais brilhante, mas fácil de arranhar e mais difícil a manutenção. Vale a pena conferir os que a Macal oferece!

.

.

.

Assoalho de madeira

assoalho de madeira

.

.

Esse tipo de piso é a especialidade da Macal. Trabalhamos com Garapa do campo, Ipê Champagne e Ipê rajado. Os valores partem de 52 reais o metro quadrado e chegam a mais de 150. A vantagem desse tipo de piso sobre os outros é que primeiramente é um piso de madeira verdadeira, que vai atingir uma durabilidade muito maior que os outros. Por exemplo, se em 20 anos esse piso começa a ficar arranhado demais e desgastado, basta lixá-lo e reaplicar o verniz e assim ele está pronto para mais 20 anos, e depois, dependendo da madeira,ainda pode fazer isso uma última vez. A aplicação normalmente é macho-fêmea, mas também podem ser pregados ao contra piso, o que não é muito comum. A maioria dos assoalhos precisa ser envernizada e é muito incomum sua utilização em cozinhas e banheiros. A única desvantagem desse tipo de piso em relação ao laminado e ao carpete de madeira é que ele risca mais facilmente.

.

.

.

Taco de madeira

taco de madeira

Os tacos permitem uma certa criatividade na hora do projeto, pois fazem desenhos no chão com peças de madeira de 40X10 ou 30X10 entre outras medidas. Esse tipo de piso não deve ser instalado em áreas molhadas de modo nenhum. Aqui na Macal os preços partem de 49,90 o metro quadrado (20X10) de Ipê. A principal vantagem desse tipo de piso é sua pequena necessidade de manutenção. A desvantagem é que a instalação é a mais demorada. Às vezes a gente pensa que o taco é muito escuro, mas ao darmos uma raspadinha em um cantinho descobrimos que é um piso claro com aplicação de verniz escuro, para clarear basta raspar e aplicar verniz transparente.

 .

.

.

Assoalho de madeira: como instalar?

Na hora de instalar seu assoalho de madeira é importante seguir alguns passos que vamos especificar aqui. Desde o nivelamento do contra piso até o correto encaixe das peças de madeira, é necessário que se faça tudo com atenção aos mínimos detalhes, pois o investimento em madeira deve ser valorizado ao máximo.

.

.

.

  1. Medir o espaço

A medição do espaço deve ser feita com bastante atenção pois é a partir dela que vamos escolher o tamanho das peças de madeira. Normalmente aqui na Macal pedimos ao cliente que nos dê a planta baixa do ambiente em que vai ser colocado o assoalho e calculamos a metragem quadrada.

.

.

.

  1. Preparar a estrutura de barrotes abaixo do assoalho.

.

A fim de se instalar o assoalho é importante que haja uma estrutura de barrote de ipê ou de Cumaru abaixo dele que o faça ficar suspenso por mais ou menos 3 cm de altura acima do contra piso.  O espaçamento entre os barrotes deve ser de 40, 50 ou no máximo 60 cm e estes devem ser chumbados no contra piso. Se já houver um piso sobre o qual o cliente deseja instalar o assoalho diretamente, a Macal aconselha que esse piso seja bem nivelado e não tenha problemas de infiltração. O cálculo da metragem de barrote é normalmente calculado multiplicando-se a metragem quadrada por 3, achando o resultado em metro linear.

barrote de madeira para assoalho

barrote de madeira para assoalho

 .

.

.

.

  1. Instalação das peças.

A primeira peça a ser instalada deve ser a mais reta possível e deve ser instalada rente a uma parede ou a algum suporte reto pois ela servirá de prumo para as outras. Aqui na Macal temos peças com 10, 15 e 20 cm de largura, com 2 cm de espessura e normalmente elas têm encaixe macho e fêmea. As peças devem ser pregadas nos barrotes de modo a fixá-las ao piso. É comum a utilização de 1kg de prego 15-10 para cada 10 metros quadrados de assoalho.  Na hora de instalar as peças, garanta que elas estão homogeneamente misturadas, ou seja, não deixe que peças muito escuras ou muito claras fiquem perto uma da outra para que isso não gere áreas de tons definidos. Pelo contrário, a beleza do piso de madeira está em deixa-lo uniforme e com as peças escuras bem distribuídas.

encaixe de assoalho macho e femeá

encaixe de assoalho macho e femea

.

.

.

  1. Últimas peças

As últimas peças a serem instaladas em um assoalho normalmente tem que ser cortadas para caber no espaço. Faça o corte com uma ferramenta apropriada ou contrate alguém para fazer o corte para você, pois normalmente é necessária utilização de um pequeno serrador elétrico.

serrador eletrico com assoalho de madeira

.

.

.

.

  1. Rodapé

Os rodapés devem ter a mesma tonalidade do assoalho e podem ser de madeira, ou de MDF. Normalmente ele deve ser colado com cola e madeira e pregado ou parafusado a cada 60 ou 80 cm.  Algumas pessoas não gostam de pregar o rodapé diretamente na parede e por isso chumbam um pequeno barrote na parede onde o rodapé pode ser fixado.

 

rodapé de madeira

.

.

.

Rodapé 

Na hora de escolher um rodapé os clientes vêm até a Macal e perguntam principalmente pelo preço, mas é importante saber além do preço que tipo de rodapé mais se adequa ao seu ambiente. Além disso é bom notar que o rodapé nada mais é que uma peça de deck a ser instalada na parte inferior das paredes. Aqui na Macal os decks são quina quebrada, mas também podem ser abaulados de modo que a parte de cima do rodapé fica suave, mas isso encarece um pouco o rodapé (aproximadamente 70 - 100% mais caro)

Primeiramente é bom saber quais são os tipos de rodapé de madeira que são mais aplicados. Eles são:

.

.

.

Rodapé pintado

O rodapé pintado é comumente feito de madeira menos nobre, pois já que a madeira não vai aparecer - e sim a tinta- não é inteligente gastar dinheiro escolhendo uma madeira mais escura e uniforme. Normalmente indicamos para os clientes que comprem o rodapé de ipê Champagne rajado ou Garapa para ser pintado, e na maioria das vezes pinta-se da cor da parede ou de branco. O ipê não é bom para pintura pois solta óleo esverdeado e pode manchar a pintura, o que significa que ele precisa ser tratado.

Rodapé pintado

..

.

.

.

Rodapé de madeira

Os rodapés de madeira normalmente são uniformes (não mesclados) e de cor semelhante a do assoalho. Ele deve ser tratado com verniz Poliulack ou Polistem. Aqui na Macal temos de todo tipo: Garapa, Ipê tabaco e Ipê Champagne.

Rodapé de madeira             

.

.

Rodapés altos

Os rodapés altos (de 14 cm acima) podem ser pintados (Na Macal indicamos o deck de 14 cm de largura de Cumaru Mesclado) ou podem ser da cor da própria madeira. Se a pessoa quer um rodapé da cor da madeira de mais de 14 cm indicamos que ela compre peças de assoalho de 20 cm e retire alguns centímetros de cada lado da peça para que ela fique do tamanho adequado (lembrando que o tamanho máximo é 17 cm pois deve-se tirar 3 cm do assoalho que correspondem aos encaixes laterais macho e fêmea). O custo desse corte pode chegar a mais de 5 reais por metro.

               

 Rodapé AltoAssoalho

 

Os preços de instalação variam muito mas começam em 10 reais por metro e chegam a mais de 20 reais por metro.