Deck de Madeira

Quando se fala de deck de madeira, a primeira coisa que vem à mente é um ambiente externo com uma piscina e o deck na área molhada. Aqui vamos te dar dicas de como escolher a madeira ideal para seu deck e de como instá-lo.

.

.

Deck de ipe na Varanda

.

Tipos de deck

.

.

Primeiramente é importante saber quais são os tipos de deck que existem no mercado e suas funcionalidades. Os decks são classificados quanto a sua aparência, sua durabilidade e pricipalmente seu resultado de janka test que nada mais é do que o teste representado na figura a seguir:

.

.

.Janka Test

.

O Deck de Ipê Apresenta a maior durabilidade entre todos os decks que pode chegar a 75 anos. Seu resultado no Janka Test é o mais alto e isso é devido a sua alta densidade. Esse tipo de deck necessita de pouca manutenção e normalmente é revitalizado por duas vezes ao longo de sua vida.

.

 

O Deck de Cumaru é o segundo com maior durabilidade podendo durar mais de 50 anos. Seu resultado no Janka test só perde para a madeira Ipê o que o faz um opção muito atraente para os consumidores. 

.

O deck de Garapa tem um durabilidade maior que 30 anos. Esse deck é bastante diferente dos decks de ipê e cumaru pois apresenta uma cor mais clara. 

.

O Deck de Tamarindo dura mais de 30 anos. Esse deck apresenta uma cor mais avermelhada devido a sua espécie ser diferente. É uma ótima opção para quem gosta de custo benefício.

.

Na seguinte tabela fizemos um Ranking dos decks baseado em sua durabilidade (densidade), aparência e resultado de Janka Test:

.

.

 

 

 

Ranking de Decks de Madeira

.

.

 

Se você tem dúvida em qual deck escolher converse com um profissional de design, como um arquiteto ou um decorador. Eles vão te ajudar a escolher as cores que mais se adequem ao ambiente e também a largura (5,10 ou 15cm) das peças que mais vão ressaltar a beleza do piso. Normalmente quanto mais fino o deck mair a sensação de longitude no ambiente, o que pode ser uma boa estratégia para aumentar a sensação de espaço em uma varanda por exemplo.

.

 

 .

.

Escolha do instalador

.

.

Após definir qual deck será utilizado, você deve contratar um instalador. Aqui na Macal podemos indicar alguns instaladores para você. É importante que ele tenha conhecimento do tipo de madeira que está trabalhando, o tipo de instalação que você vai escolher (pregada ou parafusada ) e como dar um bom acabamento na madeira por meio do lixamento e da envernização.

.

.

 

Temos aqui algumas dicas para seu instalador:

 .

.

 

 

Fundação e Estrutura

Paraju

A fundação deve seguir os seguintes padroes:

.

.

- Para decks de até 1m de altura a fundação deve ter 50cm de profundidade.

- Para decks de até 1,5m de altura a fundação deve ter 80cm de profundidade.

- Para decks de até 2m de altura a fundação deve ter 100cm de profundidade.

- Para decks de até 3m de altura a fundação deve ter 150cm de profundidade. 

.

.

A base das fundações deve ter 10 cm de puro concreto e depois deve-se colocar o pilar de madeira 15x15 de Paraju bem nivelado e aprumado por mangueira de água. 

As vigas de madeira de Paraju precisam ser instaladas sobre as fundações e devem ser fixadas às bases por meio de parafusos. Em média, indicamos que a metragem linear de Paraju seja 3 vezes a metragem quadrada de deck. Indicamos também que o paraju seja 5,5x5,5 cm para decks assentados sobre piso e 13x5,5 cm para decks suspensos (transversinas) e 18 x 5,5 para (longarinas). O espaçamento entre os barrotes não deve passar de 40cm e devem ser unidos sempre sobre as vigas para que nenhuma peça fique em balaço.

 .

.

Fixação

.

.

As peças de deck devem ser instaladas perpendicularmente sobre as vigas de Paraju, sendo pregadas com pregos retorcidos ou espiral sem cabeça 16/18 ou 17/21. Normalmente utiliza-se 1 kg de prego para cada 10 m2 de deck. Os pregos devem ser galvanizados para que não soltem ferrugem sobre as peças de madeira não deixando que elas se manchem.

.

.

 

 

 

.Pregos Galvanizados

.

Acabamento

O acabamento do deck demanda um lixamento anterior a envernização. A lixa utilizada deve ser a 150. Na verdade o Deck da Macal já vai pronto para instalção, mas a fim de se obter um acabamento de maior qualidade deve-se lixar as peças. Após lixadas, as peças devem ser envernizadas. É importante usar produtos indicados para o Deck, pois usar produtos inapropriados pode danificar a madeira e jogar no lixo todo o seu projeto. Muita atenção com o espaçamento entre as madeiras e o tempo de secagem entre as demãos de aplicação. Aqui na Macal, trabalhamos com um dos melhores vernizes para a proteção do seu deck, o renomado POLIDECK com tonalidade semibrilho-natural que te fornece garantia de 6 anos. Sua lata de 3,6L, faz 45m² por demão.

.

.

 Polideck