1. Onde vai ser aplicado esse Verniz?

 

Para fazer a escolha certa do produto, primeiro precisamos definir onde ele será utilizado. Pisos de madeira precisam de resistência a riscos. Decks de madeira precisam de filtro solar. Painéis de Madeira precisam de valorizar os veios e o aspecto natural das peças. Ou seja, para cada aplicação, haverá o produto certo para atender aquelas demandas de desempenho.


 

2. Verniz Transparente ou Verniz com Cor?

A segunda pergunta que você deve responder é: você quer mudar a cor natural da sua madeira? É importante responder essa pergunta pois uma coisa é certa: usar vernizes com cor (pigmentados) deixa as madeiras com aspecto menos natural, escondendo os seus veios e nuances tão bonitos de serem vistos. 

É por essa razão que a Macal sempre indica aos seus clientes vernizes transparentes ou naturais, pois acreditamos que valorizando os traços naturais da madeira, o projeto ficará com mais identidade e mais bonito.

.





 3. Preciso usar Seladora? Posso diluir o verniz?

Alguns carpinteiros, principalmente os mais antigos, insistem em utilizar a Seladora com o argumento de que a vedação dos poros (selagem da madeira) deixa um acabamento final melhor. Porém, na busca por valorizar o aspecto natural da madeira a tecnologia "stain" surgiu. Nesse tipo de verniz, o produto impregna na madeira, sendo absorvido por ela. Assim, esse tipo de produto, que hoje é o mais usado, dispensa o uso da seladora.

A seladora ainda pode ser útil para pisos de madeira, afim de fazer o cliente economizar. Para diminuir o gasto com o verniz próprio para pisos de madeira, que geralmente são vernizes mais caros, aplica-se a seladora como a primeira demão, selando assim os poros da madeira e diminuindo a absorção do produto mais caro. Porém a economia não é tão grande, e alguns clientes dispensam essa opção.

.





.

Por fim, a seladora NUNCA pode ser usada em ambientes EXTERNOS. Ela descasca e fica branca quando exposta ao sol e chuva.

Sobre a diluição de vernizes, a maioria dos fabricantes já vende seus produtos prontos para a aplicação. Assim, o consumo de Aguarras e Thinner diminuiu bastante nos últimos anos. Porém ainda são essenciais para limpeza de ferramentas.

.

 




4. Leia a Embalagem e as Instruções de Aplicação

 

Pequenos erros podem comprometer todo um trabalho. Exemplo: cliente reclama que, ao envernizar o seu deck, metade dele ficou fosco e a outra metade ficou brilhante. 

Depois de longa investigação, descobriu-se que foi usado apenas uma lata de verniz. Porém, o instalador não misturou/homogenizou o produto antes de aplica-lo. Como vernizes para decks possuem alto teor de sólidos como filtro solar e pasta fosqueante, esses sólidos decantam e ficam no fundo da lata. Por essa razão, a metade de cima do produto, que foi aplicada em metade do deck ficou brilhante, enquanto a metade de baixo do produto, que foi aplicada na outra metade do deck, ficou fosca.

.

.

Resumo: sempre leia ou faça o aplicador do produto ler TODA a embalagem antes de aplicar o produto. Recuse aplicadores que falam: “sempre fiz assim”. Eles podem estar fazendo sempre errado.



Tem mais dúvidas sobre Madeira?

 

A Macal tem uma equipe completa de Especialistas disposta a te ajudar no seu projeto!

.