Muitas pessoas na hora de instalar uma porta em casa se deparam com a difícil tarefa de colocar o marco no vão da porta. Antes de instalar é importante passar um selador ou uma cera no marco de madeira para que, se cair massa na madeira ela não seja “ferida”. Além disso o marco tem que estar no esquadro certo, com cada quina fazendo 90 graus. Em último lugar, mas não menos importante, o chão da porta deve estar nivelado de modo que o marco fique na vertical. Existem na verdade três maneiras de instalar marcos como vamos ver a seguir:

.

.

.

.

Utilizando espuma de poliuretano

.

.

A espuma expansiva é um selante e um adesivo elástico de poliuretano, feito para o uso de profissionais para o assentamento, vedação, calafetação, isolamento e fixação de certos materiais numa obra.

Hoje em dia esse método é o mais utilizado pois é prático. Basta colocar a espuma em três pontos nos espaços entre as laterais da porta e a parede e em um ponto no topo da porta.

A espuma de poliuretano serve também para:

  • Isolamento de encanamentos e de saídas elétricas;
  • Isolante térmico e acústico principalmente em estruturas de coberturas, que necessitam de um cuidado especial;
  • Fixação de caixas de ar condicionado, luz e também de telefone;
  • Vedação, fixação e proteção de equipamentos de aquecimento, refrigeração e oleodutos para transportes de energia e até mesmo de ventilação.

Esse produto não encolhe, é reciclável, possui um ótimo coeficiente de transferência de calor, não cede a pressão e consegue absorver vibrações. Essas características o fazem ideal para instalação de marcos.

 

.

.

Pregando

.

.

A segunda opção de instalação de marcos na parede é por meio de pregos. Essa opção é menos utilizada, mas pode ser ideal em casos em que não se ache espuma de poliuretano. Basicamente, deve-se instalar vários pregos 15X10 ao longo das laterais e do topo do batente a fim de perfurar a parede de tijolos com os pregos e fixar o marco na parede. Após essa fixação deve-se preencher o espaço com argamassa de cimento

 .

.

.

.

Utilizando chumbador para marco

.

.

A terceira opção é chumbar por meio de um chumbador para marco. Essa é a opção menos utilizada que basicamente consiste em utilizar 6 a 8 chumbadores de cada lado e depois preencher o espaço com argamassa de cimento e deixar cimento secar, o que pode levar em torno de dois dias.

.

.

Para finalizar

.

.

Deve-se deixar o cimento secar com o marco ainda fixado com madeiras de apoio, pois se houver movimentação isso pode desnivelar o batente. Quando o cimento secar deve-se mexer o marco e ver se está bem fixo e verificar se está no nível por meio de um prumo, então pode-se instalar a porta.

Aqui na Macal temos marcos de diversas medidas que vão de 62 cm até 1,2 m, marcos de abrir e fechar e marcos de correr. Temos especialistas que trabalham com madeira a mais de 30 anos e que viram cada fase dos tipos de instalação de marcos iniciar e terminar.