Janelas feitas com madeira, além de serem bastante funcionais, deixam o ambiente mais bonito e acolhedor. Atualmente, a espécie mais usada é o Angelim, por se tratar de uma madeira durável, e com excelente custo. 

Porém, é importante ressaltar que o Angelim é uma madeira que deve ser muito bem seca antes de ser industrializada. Caso contrário, existe uma grande chance de que ela apresente empenamento e prejudique o funcionamento da sua janela. 

Para escolher a Janela de Madeira ideal para você, primeiro precisamos responder a algumas perguntas:


 

1 - Janela "de Abrir" ou "de Correr" ?

 

As Janelas de Madeira podem ser de Abrir ou de Correr. A diferença é que, na primeira, as bandeiras das janelas abrem com dobradiças, enquanto nas janelas de correr as bandeiras correm no trilho. 

 .

            

.

 Veja como funciona uma Janela de Abrir.

.

 .

Agora veja como funciona uma Janela de Correr

.

É importante notar que janelas de correr oferecem 50% MENOS circulação do ar quando comparadas com uma janela de abrir do mesmo tamanho. Isso acontece pois as bandeiras da janela de correr, mesmo quando abertas, ficam dentro do batente da janela, enquanto nas janelas de abrir, as bandeiras sem para fora do batente, deixando um vão maior aberto.

A definição se a janela será de correr ou abrir, é o primeiro passo para a escolha certa da sua janela.

 


2 - A espécie da madeira da sua Janela

 

O mais importante para essa definição é que a madeira seja de boa qualidade. Sugerimos fortemente que seja uma madeira Nativa Brasileira, uma vez que o Brasil tem as melhores madeiras do mundo. Não indicamos espécies plantadas ou de reflorestamento, como Pinus e Eucalipto, uma vez que se trata de um material que não apresenta a resistência necessária para um projeto durável.

Atualmente, a madeira mais utilizada para esquadrias é o Angelim, por apresentar custo/benefício muito atrativo. Outras espécies de madeiras como o Cumaru e ipê são usadas em projetos especiais por serem mais resistentes, porém são madeiras nobres e de preço mais elevado .




3 - Folhas da Janela. Veneziana/Vidro ou só Vidro

 

Uma janela de madeira geralmente é composta por duas partes básicas: o batente, que é a parte que estrutura a janela e delimita o seu tamanho, e as folhas, que podem ser móveis ou fixas, e tem a função de fazer a vedação da janela.

.

                                                  



.

  • Folhas Vidro: São as peças que foram feitas para receber a aplicação de vidros. Não bloqueiam a claridade mesmo quando fechadas.

  • Folhas Maciças: São parecidas com portas. Não permitem a circulação do ar ou de claridade quando fechadas. 


                           
                         

.

Assim, o cliente precisa definir quais tipos de folhas ele quer em sua janela. Janelas com apenas bandeiras “vidro" por exemplo, não permitem escurecer o ambiente sem o uso de uma cortina. Tenha muita atenção nessa escolha.


4 - Outros tipos de Janelas de Madeira

 

Outros exemplos de esquadrias de madeira são:

 

  • Basculas e Maxim Ar 

Essas esquadrias permitem a circulação do ar principalmente em banheiros. São peças bem menores que uma janela e devem ser instaladas em lugares altos. Suas medidas não ultrapassam 80 x 80 cm, e possuem apenas uma folha vidro, para permitir a passagem da claridade. A diferença entre a báscula e a Maxim ar é a forma como a folha funciona. Na báscula, a folha movimenta pivotando em um eixo central, enquanto a Maxim ar movimenta com dispositivo especial.      Veja as fotos.

         

                                  

.

Capelas ou Capelinhas

 

São peças muito usadas em cozinhas, closets e banheiros também. Tem o formato característico retangular. Seu principal objetivo e permitir a passagem da claridade em ambientes menores. 

 .

 


Existem diversos tipos e desenhos de janelas de madeira no mercado. Procuramos abordar aqui os principais aspectos que compõem uma janela para que você faça a melhor escolha.

 

Tem mais dúvidas sobre Madeira?

 

A Macal tem uma equipe completa de Especialistas disposta a te ajudar no seu projeto!



(31) 3225 2530 - Loja Física /   (31) 9 9434 0777 - Whatsapp

.