via Pinterest

 

Na varanda, na sacada, no quintal ou mesmo no interior de casa: o jardim vertical de madeira é um projeto democrático e que traz beleza para qualquer ambiente. Nesse sentido, a boa notícia é que apostar nessa ideia não precisa ser um processo trabalhoso e complicado. 

 

A seguir, confira 6 dicas valiosas para investir nesse charmoso jardim, que dá um toque de natureza e aconchego até nos menores apartamentos!


 

6 dicas e ideias para montar o seu jardim vertical de madeira 

.

1. Escolha um local adequado para a instalação 

Além da questão estética, é importante ficar de olho em alguns fatores para definir o melhor local para seu jardim. Primeiro, considere as plantas que você deseja cultivar. Algumas espécies demandam o chamado “sol pleno”, exigindo ao menos 4 horas de exposição ao sol. Outras se dão bem na meia sombra. 

 

De toda forma, é interessante eleger um local que receba iluminação direta pelo menos em um período do dia. 

 

A manutenção também deve ser levada em conta: instale seu jardim vertical de madeira em um ambiente que facilite o escoamento do excesso de água e a irrigação, além de ter espaço o suficiente para fazer a poda e realizar os cuidados básicos. 


2. Painel para vasos: aposte no deck de madeira na parede 

 

                                  via Pinterest

 

Uma das maneiras mais clássicas (e mais bonitas!) de se criar um jardim vertical em casa é apostando no deck de madeira na parede. A depender da madeira utilizada, o ambiente pode ganhar um ar de sofisticação ou rusticidade, funcionando bem com a fixação de vasos ou caixotes para as plantas.  

 

Se for terceirizar o trabalho, aposte em mão de obra especializada, além de escolher um material de qualidade. Se for colocar as mãos na massa, anote a dica: o espaçamento ideal entre as réguas ou tábuas é de 3 cm. 


3. Crie um jardim de treliça 

 

via Pinterest

 



A treliça de madeira, além de poder ser confeccionada/encontrada em diferentes padronagens, é uma opção muito prática para seu jardim: basta afixá-la na parede. 

 

A partir daí, você pode colocar suportes para vasos, caixas e até mesmo canaletas meia-lua de PVC, que funcionam bem como jardineiras. 


4. Reaproveite caixotes de feira 

 

via Pinterest 

 

Na linha sustentável e mais rústica, reaproveitar os caixotes de feira também é uma tendência interessante, utilizando-os como cachepots para os vasos de plantas. Aqui, você pode tanto prendê-los diretamente à parede ou afixá-los no painel de madeira. 

 

Para tratar a madeira, conceder mais durabilidade ao material e dar um bom acabamento, não se esqueça da aplicação de verniz


5. Escolha vasos adequados para jardim vertical de madeira

Os vasos utilizados podem ser de diferentes modelos, desde os mais convencionais até as jardineiras e os próprios para paredes. Como já mencionamos, outros materiais (como os canos cortados de PVC) também podem ser utilizados na função. O mais importante é que permitam o escoamento adequado da água, contando com furos no fundo. 

 

Nesse sentido, vale destacar a opção dos vasos de barro, que são ótimas escolhas para o jardim vertical e ainda criam um belo efeito com a madeira. 

 

Atenção: as espécies que serão cultivadas também devem ser consideradas nessa etapa. Tome nota: 

 

- Vasos profundos: são as melhores alternativas para flores de todos os tipos, incluindo bromélias e orquídeas;

 

- Vasos mais rasos: são indicados para as plantas que possuem raízes superficiais, a exemplo das samambaias e das peperômias. 


6. Separe os materiais necessários 

As ferramentas necessárias para montar seu jardim vertical de madeira dependerão de cada projeto. De forma geral, no entanto, a lista inclui: 

 

  • madeira para confecção do deck de parede, treliça ou painel pronto;

  • vasos ou recipientes da sua preferência;

  • ferramentas para fixação dos vasos, que podem ser fixas ou removíveis (ganchos, arames de PVC, abraçadeiras de nylon, entre outros); 

  • buchas e parafusos; 

  • terra, adubo e camada de sedimentação para montar os vasos; 

  • plantas, mudas ou sementes;

  • furadeira, martelo, chave de fenda, parafusadeira, trena, broca (a depender de cada projeto). 

.


E então, gostou do conteúdo? Esperamos que as dicas te ajudem a criar seu próprio jardim vertical de madeira. A Macal Madeiras conta com os melhores materiais para seu projeto, aliando qualidade, tradição e variedade. Conheça nossos produtos e conte conosco!