Pintando Madeira - O Assassinato do Material: passo a passo simples e prático

.





Reforma de móveis, portas, janelas ou artesanato: independentemente do objetivo, a dúvida sobre como pintar madeira é bastante comum. Apesar de nós da Macal acreditarmos que a beleza da madeira está em seu aspecto natural, e que a melhor opção para acabamento são vernizes incolores ou naturais, ainda há quem goste de pintar a madeira.

Então, quer saber como pintar madeira e renovar um móvel antigo, colorir painéis ou fazer um trabalho DIY (do it yourself) caprichado? Acompanhe a leitura! 


Aprenda como pintar madeira em 6 passos descomplicados 

.


1. Capriche na preparação 

Esta é uma regra de ouro: antes de receber a camada de pintura, a superfície da madeira precisa ser devidamente preparada. Sem esse cuidado prévio, o resultado sem dúvidas será comprometido. Tome nota: 

  • Com uma lixa grossa (lixa 60 ou menor), lixe toda a superfície da peça a ser pintada, retirando resquícios de tinta antiga (se for o caso) e uniformizando a madeira. Essa etapa é essencial para eliminar imperfeições e garantir o bom acabamento. De preferência, use uma lixadeira elétrica manual - Marcas como Dewalt e Maikita são boas opções; 

  • Aplique massa de calafetar Pu nas rachaduras, buracos e pequenos defeitos do material. Espere secar conforme as instruções de uso do produto;

  • Depois da secagem completa, lixe a madeira novamente com uma lixa mais fina (lixa 150 a 220) para deixá-la bem lisa (isso garante que a tinta realmente irá aderir);

  • Limpe a peça com um pano levemente úmido, removendo toda a poeira; 

  • Com fita adesiva, proteja as áreas da madeira que não serão pintadas, caso deseje. 

Leia Mais: Piso de madeira: 5 razões por que é uma ótima escolha 


2. Passe duas demãos de primer ou Seladora

A função do primer ou da seladora, é selar os poros da madeira para que o acabamento final fique melhor (mais "liso"). Porém, esses produtos só devem ser usados em áreas internas. A depender do primer para madeira utilizado, você poderá aplicar o produto com spray ou pincel. 

Aplique duas demãos do primer, observando o tempo correto indicado na embalagem para esperar entre uma demão e outra. 


3. Acabamento perfeito: lixe mais uma vez! 

Agora, utilize uma lixa fina para remover possíveis resquícios do primer, assegurando um acabamento liso e perfeito para enfim receber a tinta. Lembre-se que as lixas vão sempre se tornando mais finas, de maneira em que não se pode usar uma lixa mais grossa depois de ter usado uma mais fina. 


4. Hora da pintura: prefira tintas à base de água 

Chegou o grande momento! Quando o assunto é como pintar madeira, é importante ter em mente que as tintas à base de água são as mais recomendadas, incluindo as acrílicas e do tipo esmalte. De toda forma, não deixe de checar e seguir as instruções do fabricante! Lembre-se sempre: as intruções do rótulo serão sempre as suas melhores aliadas em aplicações de tintas e vernizes.

Fique atento: para garantir a uniformidade, pinte sempre em um único sentido. A depender do efeito desejado, você pode passar uma nova demão após a secagem completa. 


5. Lixe pela última vez

Sim, é interessante que a lixa entre novamente em cena pela última vez. Aqui, a intenção é somente dar um toque final: após a secagem da pintura, use a lixa fina (lixa 300) para eliminar possíveis irregularidades que restarem. 

Nada de fazer muita força! Lixe com delicadeza e prepare a madeira para receber o a última demão de tinta.

É importante ter cuidado, porém, para escolher uma tinta cuja cor funcione com a madeira que você usou.

Aplique duas demãos do produto, espere secar e pronto: sua peça de madeira está bem pintada e protegida. 

Leia Mais: Verniz com cor: como escolher?

.

Por fim, é importante relembrar dois cuidados importantes: antes da pintura, não se esqueça de preparar também o ambiente, protegendo o piso com papelão ou jornal. Além disso, proteja-se: máscara e luvas são itens-chave contra possíveis respingos e irritações a substâncias fortes. 

.

E aí, gostou do passo a passo? Esperamos que tenha tirado suas dúvidas sobre como pintar madeira e consiga atingir o efeito desejado. Aproveite para conferir também quais são os melhores tipos de madeira para construção e suas características!