Porta de madeira: como escolher?

Na hora de escolher uma porta de madeira é necessário saber os tipos de porta que existem e quais suas aplicações para que haja uma escolha consciente. Aqui vamos apresentar alguns tipos e suas aplicações.

.

 Maciça

.

As portas maciças como o próprio nome mostra são inteiras de madeira sem nenhum espaço vazio. Elas são bastante pesadas e resistentes a impactos, isso exige que as fechaduras e dobradiças sejam tão resistentes quanto a porta. A maioria das pessoas utiliza esse modelo como porta externa devido a segurança que ela traz. Essas portas podem ser feitas de madeira de Freijó, Angelim, Madeira de demolição entre outras. O tamanho delas também é diferenciado, podendo chegar a 1,5m com o estilo pivotante. A dobradiça para esse tipo é normalmente de tamanho 4/3 ou 3,5/3.

Os valores aqui na Macal partem de 240 reais na porta de madeira de Lei.

.

porta maciça

.

Prancheta

.

As portas pranchetas são portas sarrafeadas, ou seja, possuem partes com sarrafos de madeira pinus e eucalilpto e partes vazias, isso as faz muito mais leves do que portas maciças e portas cheias. Normalmente as pranchetas são utilizadas como portas internas, de quartos, ou de banheiros. Elas são bem mais baratas que que os outros dois tipos e são as que mais vendem aqui na Macal. Elas podem vir com largura de 62, 72, e 82 cm. Se a pessoa quiser cortar a porta, ela tem de garantir que vai cortar em cima de um sarrafo a fim de que a porta fique cheia nas laterais. Esse tipo de porta precisa de laminados para serem colados nas laterais a fim de dar um bom acabamento. Normalmente utiliza-se madeira Angelim, Tauri e Sucupira para se fabricar essas portas o que as faz muito bonitas. A dobradiça para essa porta é normalmente 3/2,5 ou 3,5/3

Os valores aqui na Macal partem de 95 reais.

.

porta prancheta

.

Cheia

.

A porta cheia se difere da porta prancheta por ter os espaços vazios também sarrafeados. O peso é praticamente igual ao da maciça, mas a qualidade é inferior pois ela também é sarrafeada de pinus e eucalipto. Essa porta também precisa de laminados para as laterais e pode ser utilizada tanto internamente quanto externamente possuindo uma boa isolação acústica e dando boa segurança.

Os valores aqui na Macal partem de 170 reais

.

porta cheia

.

A diferença de preço entre a porta sarrafeada e a porta cheia é de aproximadamente 70%, que é exatamento a diferença de peso entre elas. Ou seja, a porta cheia realmente tem mais madeira dentro dela, o que a torna mais segura, mais resistente e mais duradoura.