Você sabe quais são os tipos de madeira mais adequados para construção? A um só tempo atemporal e sofisticado, rústico e aconchegante, o material é sempre elemento-chave nos projetos de arquitetura e decoração. 

 

Nesse cenário, a madeira pode tanto marcar presença na parte estrutural e externa (o que exige maior resistência), quanto integrar a parte interna da obra (a exemplo de pisos, forros, portas e janelas). 

 

A seguir, esclareça suas dúvidas sobre os tipos de madeira, suas características e as principais indicações no segmento da construção civil! 


Tipos de madeira para construção: 6 espécies que você precisa conhecer 

Em primeiro lugar, é interessante destacar que as chamadas “madeiras naturais” (que são retiradas de árvores nobres) se destacam pela durabilidade, resistência e  – como não poderia deixar de ser  – exuberância

 

Não por acaso, essas madeiras são muito utilizadas na estrutura de construções, em áreas externas e na fabricação de móveis e acabamentos de alta qualidade. Vale lembrar que o Brasil conta com uma rica variedade de tipos de madeira naturais e nativas. 

 

Saiba mais sobre algumas das principais espécies:  

 

1. IPÊ

 

Créditos: IPT 



Muito resistente, a madeira de ipê tem coloração pardo-acastanhada e bom poder de conservação mesmo diante da ação de pragas e do tempo. 

 

Versátil, o ipê é bastante aplicado em vigas, portas, janelas, assoalhos, forros, lambris e rodapés, dentre outras finalidades nos ambientes externos e internos na obra. 

 

 

 

2. CUMARU 

Créditos: IPT 

 

De secagem relativamente fácil, a madeira cumaru aceita bem a aplicação de verniz, polimento, lustre e pintura. Com boa resistência a cupins e fungos, essa espécie é um ótima escolha para decorações em estilo rústico ou industrial. 

 

Adequado para a parte interna e externa das construções, o cumaru é utilizado em estacas, vigas, forros, tacos, escadas e decks, entre outras aplicações. 

3. JATOBÁ


Créditos: IPT

Dotada de grande durabilidade natural, o jatobá é um dos mais indicados tipos de madeira para telhado, além de ser excelente para compor a estrutura de casas e elementos externos em geral. 

 

Nesse sentido, é interessante ressaltar vantagens valiosas dessa espécie: a madeira de jatobá é de fácil manipulação, sendo simples de aplainar, parafusar, colar e pregar. Além disso, aceita pintura e verniz.

 

Decks, telhados, diferentes assoalhos, ripas, vigas e acabamentos internos são alguns dos seus principais usos na construção civil. 

 

Leia Mais: Piso de madeira: qual espécie escolher? 

4. CEDRO

Créditos: IPT

 

De bela cor avermelhada, a madeira de cedro é usada principalmente na fabricação de molduras, compensados, mesas, cadeiras, janelas e mobiliário em geral. No entanto, determinadas espécies de cedro também são resistentes a desgastes externos, insetos e umidade, podendo ser utilizadas nas áreas externas. 

 

Forros, cantoneiras, venezianas e lambris são outros exemplos importantes de utilização. 

 

5. ANGELIM

Créditos: IPT

 

O angelim está entre os principais tipos de madeira para porta, além de ser bastante aplicado na confecção de móveis, forros, caibros, ripas, vigas e até andaimes. 

 

Essa madeira, vale mencionar, apresenta alta resistência a fungos e insetos, sendo também conhecida como “angelim-pedra”, “angelim-ferro”, “angelim-falso”, e “angelim-vermelho”, entre outras denominações. 

 

Leia Mais: Madeira extra e madeira rajada: entenda a diferença 

6. GARAPA

Créditos: IPT

 

Com uma coloração que varia do bege-amarelado ao castanho-avermelhado, a madeira garapa também é chamada de “garapeira” e é fácil de ser trabalhada. Além de mobiliário decorativo de alta qualidade, essa espécie popular é utilizada em esquadrias, assoalhos, uso interno leve e estrutura externa (incluindo a fabricação de decks). 

 

E então, gostou de saber mais sobre os diferentes tipos de madeira voltados à construção? Esperamos que tenha solucionado suas dúvidas. Para adquirir essas e outras variedades de alta qualidade para seu projeto, conheça os produtos da Macal Madeiras, faça sua compra online ou entre em contato conosco!