Outros

Como escolher a madeira ideal para os seus móveis

Desde os tempos antigos, a madeira se consolidou como uma das matérias-primas mais usadas na construção de casas e móveis. Além de toda a durabilidade e segurança que a madeira proporciona, existe uma infinidade de espécies extremamente belas, cada uma com sua característica. 

Dentro dessa grande diversidade de madeiras, é possível encontrar peças para todos os gostos, seja com tons claros, médios, avermelhados ou escuros. Nesse contexto, optar por móveis de madeira na hora de mobiliar e decorar uma casa pode dar um toque aconchegante e nobre ao projeto. 

A verdade é que móveis de madeira, assim como outras peças, como assoalhos, revestimentos e decks, são diferenciais para qualquer ambiente. É difícil encontrar quem não goste, não é mesmo? 

Entretanto, muitas pessoas acabam ficando indecisas na hora de comprar madeiras para móveis, afinal, escolher a espécie ideal é fundamental para garantir uma boa harmonia entre produto e ambiente. 

Não sabe qual madeira escolher? Não se preocupe: criamos este conteúdo especialmente para que você pudesse entender mais sobre os tipos de madeira para móveis e como fazer a melhor escolha. Aproveite e continue a leitura. 

 

 

Melhores madeiras para móveis 

Existem algumas espécies de madeiras que são mais recomendáveis para produção de móveis. Essa definição vai além do aspecto visual, como tonalidade e design. É preciso avaliar, por exemplo, se características, como resistência, densidade e porosidade de determinado tipo de madeira, são ideais para o móvel que se deseja construir. 

Um exemplo comum nessa situação é a produção de cadeiras. Nesse caso, o mais adequado seria investir em um material de densidade média, visto que, assim, a cadeira não ficará nem fraca e nem pesada. 

Ainda assim existem outros fatores que podem ser considerados, como: 

– Resistência ao ataque de fungos e pragas, e para não empenar ou rachar com facilidade; 

– Durabilidade;
– Maleabilidade;
– Facilidade para lixar; entre outros. 

Vale lembrar que esses pontos devem ser observados de acordo com o que se espera do móvel a ser construído. Afinal, cada projeto envolve suas necessidades. 

Bônus: criamos um artigo especialmente para recomendar alguns tipos de madeiras para móveis. Clique aqui e confira a lista. 

O que fazer para acertar na escolha da madeira? 

Como explicamos anteriormente, existem diferentes tipos de madeira. Por isso, é bem provável que você encontre diversas opções para a execução do seu projeto. Aqui, separamos algumas dicas que podem ajudar na hora de escolher a madeira. Veja: 

 

Observe se a madeira é certificada 

Antes de qualquer coisa, na hora de comprar uma peça de madeira é sempre importante observar se a madeireira é certificada. Neste caso, você pode verificar se o material possui a certificação DOF (Documento de Origem Florestal), emitido pelo IBAMA. 

Esse documento atesta que a extração da madeira seguiu todas as normas relacionadas ao manejo florestal, que é essencial para a proteção do meio ambiente. Ao fazer isso, você também dará um passo importante para garantir que o produto adquirido seja de qualidade. 

 

Cuidado com o acabamento  

Comprar em uma madeireira que garanta que as peças não estejam empenadas ou com rachaduras fará toda a diferença. Assim, você não precisará ficar tão preocupado com a situação do acabamento da peça.  

As madeiras vendidas pela Macal oferecem a melhor qualidade e acabamento. Isso te permite verificar qual peça garantirá o melhor visual ao projeto. Afinal de contas, não tem nada melhor do que investir em um produto que corresponda às nossas expectativas, não é mesmo?. 

 

Se informe sobre os cuidados com a manutenção 

Cada espécie de madeira exige um cuidado específico para que permaneça em seu mais belo estado. Madeiras maciças, por exemplo, precisam de uma manutenção diferente de madeiras como MDF e MDP. 

Além disso, a periodicidade dos tratamentos também pode variar de acordo com o tipo de madeira. Clique aqui e leia o nosso artigo sobre como tratar madeiras. 

 

Tem mais dúvidas sobre madeira? 

A Macaltem uma equipe completa de especialistas disposta a ajudar no seu projeto!