Portas

Como escolher a porta de madeira maciça ideal?

Na hora de construir ou reformar sua casa, é comum ter que lidar com dúvidas e curiosidades que surgem ao longo das etapas. Grande parte dessas dúvidas está relacionada à madeira, afinal, esta matériaprima envolve uma infinidade de características, como durabilidade, resistência, beleza, entre outros aspectos. 

Por isso, na hora de escolher a porta de madeira maciça ideal para o seu projeto, é preciso ter atenção e pensar com muito carinho, pois é importante não comprometer aquilo que você deseja como resultado final. 

Não sabe como escolher portas de madeira? Não se preocupe! Criamos este conteúdo para falar sobre como escolher especificamente uma porta de madeira maciça. Continue a leitura.

Por que optar por uma porta de madeira maciça?
Alguns aspectos levam muitos consumidores a optarem por portas de madeira maciça, como por exemplo:
 

Maior durabilidade
É praticamente impossível falar sobre as vantagens da porta de madeira maciça sem mencionar sua alta durabilidade. O material é resistente à água, à umidade e a diferentes variações de tempo e clima. Ou seja, dificilmente algo consegue danificar a qualidade da porta. 

As peças de madeira maciça são tão resistentes que provavelmente você já visitou alguma casa e se deparou com móveis antigos feitos com este material e com um aspecto novo. Na maior parte desses casos, são produzidos com madeira maciça. 

Elegância 

Um outro detalhe sobre a peça de madeira maciça é que ela consegue incrementar o ambiente com muita elegância e sofisticação. As possibilidades de cores disponíveis no mercado são diversas e podem contribuir muito também na decoração da casa. Afinal, a porta é um cartão de visitas, não é mesmo?

Proteção acústica 

Uma vantagem interessante sobre as portas de madeira maciça, que nem todas as pessoas conhecem, é que elas também possuem proteção acústica. Ou seja, ela protege o espaço de ruídos indesejados e barulhos externos. É um isolante acústico natural!

Segurança 

Se você busca maior segurança para sua entrada, por exemplo, aporta de madeira maciçatambém é uma excelente alternativa. Ela é difícil de ser arrombada ou danificada, oferecendo maior proteção para o espaço. 

Enfim, quando falamos de portas, a madeira maciça é uma das mais conhecidas, justamente por apresentar uma grande quantidade de diferenciais.

Como escolher

Na hora de escolher a porta de madeira maciça ideal para o seu projeto, é importante lembrar que preço não é tudo. Do que adianta, por exemplo, comprar uma porta muito barata, mas que não entrega a qualidade necessária? Ou seja, é importante estar atento a portas de bom custobenefício. 

Além disso, portas de madeira podem ser encontradas em diferentes modelos e larguras. As mais largas, obviamente, facilitam o acesso das pessoas e também permitem a passagem de móveis e objetos maiores. Sendo assim, na hora de comprar sua porta de madeira maciça, é preciso avaliar qual é a largura que irá atender às suas necessidades. Vale lembrar que, normalmente, a porta de entrada é mais larga do que as do interior de uma casa.
Sobre a estética e a tonalidade da porta, pense na decoração da casa e no aspecto dos outros itens do espaço. Assim, quando instalar a porta, o ambiente permanecerá em harmonia e com visual agradável.
Isso não será um desafio tão grande, afinal, portas de madeira maciça são lindas e deixam as casas incrivelmente belas. 


 

Tem mais dúvidas sobre madeira? 

A Macaltem uma equipe completa de especialistas disposta a ajudar no seu projeto!