Outros

Como escolher o impermeabilizante ideal para sua madeira

A madeira é uma das matériasprimas mais utilizadas no mundo inteiro. Seja na concepção de portas,forros, decks, móveis, residências e outros, este material se tornou crucial para garantir resistência, durabilidade e segurança. O uso de impermeabilizantes também é essencial para o acabamento das peças, pois a superfície porosa da madeira pede uma camada protetora eficaz. 

A impermeabilização pode ser vista como esta proteção, evitando que a madeira seja danificada por problemas, como ressecamentos, rachaduras, apodrecimento ou perda de tonalidade. No entanto, encontrar o tipo de impermeabilizante ideal para sua peça de madeira em meio a tanta variedade pode não ser uma tarefa simples. 

Criamos este conteúdo para tirar dúvidas a respeito. Continue a leitura e aproveite. 

Quais produtos podem ser utilizados na impermeabilização? 

Existem diferentes produtos que podem ser usados no processo de impermeabilização da madeira, como vernizes, óleos e os impermeabilizantes propriamente ditos. Entretanto, dependendo da finalidade ou situação, um tipo de solução pode ser mais indicada do que a outra. Ou seja, existem compostos que podem ser mais adequados ao tipo de madeira que você possui. Veja: 

 

Verniz 

Os vernizes são os produtos mais utilizados para fazer a proteção da madeira, além de deixá-la ainda mais bela. Fabricados à base de resinas sintéticas e óleos secativos, essas substâncias criam uma camada semelhante a um filme sobre a peça, tapando os poros do material. 

O verniz garante alta durabilidade, protegendo contra os raios solares, maresia e água. Por esse motivo, este produto é o mais indicado para reforçar a resistência de peças externas, como decks, móveis, jardins verticais, entre outros projetos. 

Uma observação é que o verniz precisa ser reaplicado quando a primeira camada começar a se soltar. Vale a pena mencionar esta desvantagem do produto: a manutenção é mais trabalhosa, demandando a raspagem do verniz antigo e outro lixamento antes de uma nova aplicação. 

Óleo 

Outra alternativa bastante comum para o tratamento de madeiras é o uso de óleos. Os óleos de linhaça, tungue e noz são os mais utilizados na hora de impermeabilizar peças. Uma observação relevante é que o óleo só é indicado para pequenos projetos. Quando se pensa em reformas maiores, a aplicação de verniz e impermeabilizante é mais adequada. 

Stain 

Diferente do verniz, o stain consegue proteger e penetrar na madeira sem tampar seus poros. Este composto também é conhecido como “impregnante” e serve para nutrir as fibras do material, deixando o acabamento com um aspecto bastante natural (realçando os veios da madeira). 

Na função de impermeabilizante, podemos afirmar que o stain trabalha na peça por hidrorrepelência. Com isso, a água é impedida de penetrar na matéria-prima, deixando-a mais resistente e aumentando sua durabilidade. 

Uma vantagem a ser considerada no uso de stain é que tanto a sua aplicação quanto a manutenção são extremamente fáceis. Como o produto não forma uma camada na peça, o composto não “trinca” e não causa rachaduras. Uma boa indicação de stain é o Polisten Sayerlack. 

Como vimos, a escolha do melhor acabamento para madeira vai depender das demandas de cada projeto e também da preferência do usuário. Apesar de possuir uma manutenção mais trabalhosa, o verniz concede mais resistência e durabilidade, sendo uma ótima pedida para decks de piscina, por exemplo. 

Por outro lado, o stain e o óleo são simples de manter e destacam o aspecto orgânico da madeira, ainda que sejam menos resistentes. Nesse sentido, podem ser mais interessantes para estruturas internas e peças que não estejam tão expostas à água, sol e maresia. 

 

Dica da Macal 

Para um resultado mais autêntico, priorize sempre os produtos de acabamento transparente. O uso de vernizes e outros compostos com cor muitas vezes apaga a beleza natural da madeira, escondendo seus veios característicos e sua tonalidade original. Sugerimos apostar em um efeito natural para um projeto mais bonito. 

 

Tem mais dúvidas sobre madeira? 

A Macal tem uma equipe completa de especialistas disposta a ajudar no seu projeto!