Vernizes

Como impermeabilizar madeira?

A madeira é um dos elementos mais usados em projetos, seja na construção civil, em móveis, decoração de interiores ou exteriores. Esse tipo de material é capaz de agregar resistência, beleza e elegância, ganhando a admiração de pessoas no mundo todo. Entretanto, é importante impermeabilizar a madeira para que tenha maior durabilidade e proteção. 

Quando a madeira não recebe o tratamento ideal, ela fica sujeita a apodrecer ou, até mesmo, empenar. Por isso, a impermeabilização se tornou um método tão necessário, já que contribui para que a peça tenha maior durabilidade. É importante ressaltar que este tipo de tratamento é mais recomendado quando se usa a madeira em superfícies que terão contato com água. 

Enfim, o fato é que, na maioria dos casos, madeira e água não combinam. Acontecimentos, como chuva, respingos ou qualquer outro líquido derramado, podem deteriorar a madeira e contribuir para a proliferação de fungos e mofos.
Não sabe como impermeabilizar madeira? Não se preocupe: criamos este conteúdo especialmente para te ajudar nessa tarefa.

 

Escolha qual solução usar 

Óleo
Um dos métodos mais comuns para impermeabilização de madeira é o tratamento com óleo. Os mais usados são os de linhaça, tungue ou noz. É importante ressaltar que o óleo é mais indicado para projetos menores.. 

 

Verniz 

Quando o assunto é reforma, o vernizé um dos impermeabilizantes mais adequados. Esta solução é recomendada para tratar peças que ficam expostas. Entretanto, é importante ficar atento para a coloração da madeira. Para não errar, o verniz incolor é o ideal. 

Impermeabilizante 

O impermeabilizante,em si, como o próprio nome sugere, é um produto criado especialmente para esse intuito. Ele é a melhor solução entre as demais por poder ser aplicado em qualquer tipo de madeira. Uma de suas características é a fácil penetração na base da madeira. Nesse caso, a solução ideal deve ser preparada à base d’água e pode ser chamada de selante ou vedante. 

Passo a passo para impermeabilizar madeira 

Existem diversos produtos que podem ser utilizados na hora de impermeabilizar madeiras. Porém, é importante colocar uma série de ações em prática para garantir que esse processo seja realmente efetivo. Vamos lá! 

 

Lixamento da madeira 

Antes de qualquer coisa, é importante lixar a madeira (se ela for usada no exterior) com uma lixa média ou fina. Nesse processo, movimente a lixa no sentido dos veios da peça. Vale lembrar que usar uma lixadeira elétrica, além de acelerar o procedimento, pode gerar um resultado ainda melhor. 

Limpeza e secagem 

Após lixar a madeira, não esqueça de deixar a madeira completamente limpa e sem umidade. Para isso, é possível usar um pano ou, até mesmo, um aspirador para remover o pó. Isso contribuirá para que o produto, independente de qual for, ofereça um resultado melhor. 

 

Aplicação do produto 

Enfim, chegamos a um dos processos mais decisivos. Agora, é hora de aplicar o produto e impermeabilizar a madeira. Para isso, use um pincel e aplique a fórmula no sentido dos veios da madeira (faça isso de modo uniforme). Neste caso, é importante avaliar a característica da madeira para identificar se precisará aplicar mais vezes. Normalmente, a aplicação pode ser repetida por duas ou três vezes. 

Enfim, uma última recomendação: sempre esteja atento às instruções dos fabricantes antes de aplicar qualquer produto. Detalhes, como a diluição, tempo de cura, alterações de coloração, entre outros, podem ser diferentes entre as soluções. 

Outro ponto fundamental está na qualidade da madeira, afinal, este fator é um dos maiores responsáveis pelo resultado final. Por isso, é essencial adquirir suas peças com quem entende do assunto e possui expertise para te indicar o melhor produto. 

 

Tem mais dúvidas sobre madeira? 

A Macaltem uma equipe completa de especialistas disposta a ajudar no seu projeto!