Outros

Como tornar sua casa mais aconchegante usando madeira?

Quem pensa que o uso da madeira fica restrito à estrutura de uma casa ou à construção de portas e janelas está completamente enganado. A madeira também se tornou uma aliada indispensável na decoração de espaços. A aplicação desse tipo de material consegue deixar qualquer ambiente mais belo e aconchegante.

Além de conseguir deixar o seu projeto incrivelmente bonito, esta matéria-prima também se destaca por ser altamente resistente, versátil e fácil de trabalhar. A madeira permite usar a criatividade para transformar espaços internos e externos, preservando um aspecto rústico e nobre por um longo tempo.

No entanto, sua inclusão em projetos nem sempre é uma tarefa simples. Por isso, criamos este conteúdo para te inspirar e mostrar soluções. Continue a leitura e aproveite!

Como utilizar madeira na decoração?

Ambientes decorados com elementos e peças de madeira conseguem transmitir conforto, segurança e uma sensação de aconchego. Para isso, o material pode ser aplicado ou combinado em diferentes tipos de acabamentos e contextos, seja em casas mais rústicas, sofisticadas ou modernas.

De modo geral, madeiras como ipê, cumaru, mogno, nogueira, carvalho, cerejeira, eucalipto ou pinho, por exemplo, podem ser usada de diferentes formas, entretanto, deve-se avaliar a usabilidade e as circunstâncias envolvidas com cada peça para definir a espécie ideal para cada acabamento.

Peças de madeira da espécie angelim, por exemplo, podem ser usadas para a construção de um painel ripado, seja para parede seja para o teto de algum espaço na casa.

È possível, portanto, compreender que cada peça ou elemento de decoração pede um tipo ou tonalidade de madeira ideal. Que tal entender na prática? Veja outros exemplos:

Pisos de madeira

Um piso de madeira proporciona um ambiente nobre e ao mesmo tempo aconchegante. Quando instalado na sala ou no quarto, por exemplo, você pode optar pela tonalidade que melhor “converse” com outros elementos, como camas, armários, janelas, abajures, e etc. Vale lembrar que além do valor estético, a madeira serve como isolante térmico e, até mesmo acústico (dependendo da espécie).

Revestimento na parede

 

Você também pode deixar o ambiente mais aconchegante instalando um painel de madeira ripado nas paredes de um corredor, na sala ou atrás da TV. Isso vai dar ao ambiente um excelente visual e o contraste com outros itens trará um aspecto sofisticado.

Divisórias de madeira

 

Painéis ripados de madeira também podem ser usados como divisores de ambientes, com ou sem espaçamento entre as ripas. Assim, você tem a opção de separar cômodos, mantendo ou não um nível maior de privacidade.

No caso da primeira opção, o espaçamento entre as ripas facilitará a entrada de luz e circulação do ar. Além disso, o painel também servirá como uma decoração maravilhosa!

 

 

Móveis de madeira

Não podemos deixar de falar na construção de móveis, não é mesmo? Afinal, eles chamam a atenção dando o ar de aconchego e satisfação. Você pode optar por mesas, armários, estantes ou suportes de madeira para deixar o ambiente rústico e acolhedor.

Assim forma estratégica, você pode permiti que um elemento de madeira se relacione com o outro, gerando uma harmonia ainda maior.

 

Já criamos um artigo para falar das melhores madeiras para móveis. Clique aqui e conheça mais a respeito.

Invista em qualidade

Independentemente de como for usar a madeira na sua decoração, não deixe de investir em qualidade, pois garante, além de beleza e segurança, uma durabilidade maior.

Na Macal você encontra as melhores peças e uma equipe de especialistas pronta para te ajudar no seu projeto. Entre em contato agora mesmo e tire suas dúvidas.

Tem mais dúvidas sobre madeira?

 

Macal tem uma equipe completa de sspecialistas disposta a ajudar no seu projeto!

 


(31) 3225 2530 – Loja Física

 

(31) 9 9434 0777 – Whatsapp