Decks

Deck de madeira: qual usar?

Qual tipo de madeira usar no deck?

 

Saiba o que considerar na hora de definir qual deck de madeira irá usar.

O deck de madeira é uma excelente opção para áreas externas, principalmente para varandas ou áreas em volta de piscinas. Além de agregar aconchego e beleza ao espaço, este tipo de acabamento valoriza e oferece ainda mais vida ao projeto.

Disso, talvez você já saiba. Entretanto, muitas pessoas que admiram projetos feitos com madeira, não sabem exatamente o que considerar na hora de definir qual espécie utilizar no deck.  Se este é o seu caso, não se preocupe! Criamos este artigo especialmente para tirar dúvidas e te orientar sobre essa escolha. Aproveite a leitura!

 

Decidindo a melhor madeira para o seu deck

Antes de escolher o tipo de madeira ideal para o seu deck, é fundamental observar as características do local onde o material será instalado. Em áreas mais agressivas, como espaços com piscinas, por exemplo, o sol e a chuva incidem sobre o material diretamente durante todo o dia. Nesses casos, o ideal é usar madeiras de maior qualidade como o ipê, cumaru ou até mesmo a garapa. Todas essas opções possuem qualidade extra (sem manchas brancas).

Já pensando em áreas menos agressivas, com maior sombreamento, ou até mesmo em fachadas, o ideal é usar espécies mais macias (com menor dureza e densidade). Você pode aproveitar opções como:

Além disso, é preciso destacar que madeiras como pinus e eucalipto não são indicadas para projetos de decks. Isto porque elas apresentam baixa densidade, uma vez que têm formação rápida (corte com 7 anos). Ou seja, são madeiras propensas ao apodrecimento em menos de 10 anos de uso.

Ranking com as melhores opções de madeira para decks

Fizemos um ranking com as melhores madeiras para decks disponíveis no mercado brasileiro. Os critérios usados para a avaliação e formação dessa lista foram: durabilidade, resistência ao empenamento e acabamento final. Vamos conferir?

Ipê

O ipê é considerado a melhor madeira do mundo e só existe no Brasil. Fantástico, não é? Sua durabilidade é de mais de 75 anos, quatro vezes maior que a do eucalipto. O deck de ipê  da Macal é extraído 100% de origem legal, proveniente de manejos sustentáveis. Para quem deseja o melhor, o ipê é uma solução maravilhosa.

Cumaru

 

O deck de cumaru da Macal é o mais vendido no Brasil, devido à sua tonalidade clara e ao seu fino acabamento. Essa madeira oferece mais de 50 anos de durabilidade. Além disso, o deck cumaru da Macal, com certeza, vai agregar valor em sua casa ou projeto.

Garapa

 

Outra excelente opção é o deck garapa da Macal, que possui uma tonalidade clara, indo do amraerelo claro à cor de mel. Esta é sem dúvida, a opção de melhor custo-benefício. A Macal é a única a secar suas madeiras em estufa e de forma natural. Isso impede empenamentos e garante mais qualidade ao cliente. Vale lembrar que sua durabilidade é de mais de 30 anos.

Tamarindo

 

Já a madeira tamarindo se gaba de uma beleza exótica, em coloração castanho-avermelhada, muito semelhante ao mogno Inglês. Da mesma família do jatobá, esta madeira possui alta resistência a insetos e ao apodrecimento. Sua vida útil ultrapassa 30 anos em ambientes externos

Cumaru e Ipê Rajados

 

Estas são madeiras extraídas das partes mais externas das toras. Recebem os nomes de rajada, comercial, brancal, entre outras. Isso porque as peças apresentam manchas brancas e têm durabilidade de, aproximadamente, 25 anos. É a resposta para aqueles que querem um custo mais acessível, sem abrir mão da qualidade e da beleza de um  deck de madeira. Interessante, não é?

Esperamos que essas informações sobre deck de madeira tenham ajudado você na execução do seu projeto.

Ainda tem dúvidas para escolher a madeira para o seu deck? A Macal tem uma equipe completa de especialistas disposta a te ajudar.

 

Tem mais dúvidas sobre madeira?

 

Macal tem uma equipe completa de especialistas disposta a ajudar no seu projeto!

 


 

(31) 3225 2530 – Loja Física

 

(31) 9 9434 0777 – Whatsapp