Outros

FACHADA DE MADEIRA: QUANTO CUSTA E COMO FAZER?

Quando pensamos em um projeto de construção comercial ou residencial, na maioria das vezes, imaginamos uma fachada com janelas de vidro, alumínio ou concreto. Se realizarmos uma pequena busca na internet por “fachadas de madeira”, iremos conhecer outro universo. 

As fachadas de madeira trazem estilo e design quando são usadas para revestir casas, prédios e estabelecimentos comerciais. 

Com um visual moderno e sofisticado, as fachadas de madeira deixam sua residência ou estabelecimento comercial com aspecto elegante, e podem ser usadas misturadas com tijolos, concretos e vidros, deixando o projeto marcante e de bom gosto. 

Como são feitas as fachadas de madeira? 

A fachada de madeira é uma estrutura que atua como uma camada adicional nas paredes externas de alvenaria da construção. Proporciona sofisticação e vários benefícios para os ambientes. Os painéis podem ser colocados com espaçamentos entre as tábuas, aliando ventilação, privacidade e sombra na medida certa.  

Uma das principais funcionalidades que a fachada de madeira proporciona é o conforto, uma vez que a madeira promove isolamento acústico e térmico, colaborando para um ambiente silencioso, fresco no verão e aquecido no inverno.  

A escolha da madeira é outro ponto importante para as fachadas. O acabamento, a cor e a resistência são pontos essenciais para a finalização do seu projeto. Veja no nosso blog as opções madeiras mais resistentes para o seu projeto 

 

Como decorar e pensar o projeto de fachada da madeira?

A fachada de madeira pode ser aplicada de diferentes formas, desde um detalhe no projeto ou envolver o design completo, tornando-se o centro das atenções. 

Para um efeito mais minimalista, é interessante dar um toque de madeira, como, por exemplo, a instalação de um painel para revestir apenas um trecho da estrutura. As sacadas também podem ser o elemento escolhido para revestimento; com isso, cria-se volume e uma identidade diferenciada na arquitetura externa do projeto.  

Uma alternativa muito buscada pelos clientes atualmente é criar textura e volume com placas de madeira para revestir a alvenaria. É possível, ainda, contar com opções de painéis móveis, como é o caso dos modelos de correr e dos chamados “painéis de giro”.  

Se você não curte o estilo contemporâneo, há modelos diferenciados, como os painéis vazados ou em treliças, que arejam o ambiente e podem compor projetos mais vintage, rústicos e românticos.  

 

Fachada de madeira: quanto custa? 

Com o projeto da fachada em suas mãos, é possível planejar os custos e é importante ter em mente que a madeira é um material nobre e de valor estético único – e as melhores espécies para revestimento nestes projetos devem ser analisadas. 

A madeira deve ter alta qualidade, garantindo durabilidade e resistência. Boas escolhas são oipê,cumaru, freijó e peroba rosa. Nesse cenário, os custos variam de acordo com a espécie, o acabamento e a área a ser revestida, dentre outros fatores.  

No mercado há mais de 50 anos, a Macal oferece o que há de melhor em variedade e procedência para a sua fachada de madeira. Para conhecer um pouco mais sobre a Macal, acesse nosso site ou vá até nossa loja. 


 

Tem mais dúvidas sobre madeira? 

 

A Macal tem uma equipe completa de especialistas disposta a ajudar no seu projeto!