Outros

Madeiras de lei para móveis: quais são as melhores?

Móveis de madeira de lei dão um ar de sofisticação, aconchego e requinte em qualquer decoração, não é mesmo? Além de trazer elegância ao ambiente, peças deste tipo valorizam ainda mais os detalhes do projeto. Entretanto, o material não envolve só estética e design: a madeira de lei ainda possui outros benefícios, como longa durabilidade e alta resistência. 

A verdade é que, ao mobiliar uma casa, a maior parte das pessoas não resistem aos móveis de madeira de lei. A presença dessas peças é bastante cobiçada em qualquer decoração ou projeto. 

Porém, antes de qualquer coisa, você sabe o que de fato é uma madeira de lei? Sabe por que ela recebe esse nome? Conhece quais são as espécies mais procuradas no mercado? Não se preocupe: criamos este conteúdo para te deixar informado sobre o assunto e mostrar mais sobre as características desses móveis de madeira. Tenha uma boa leitura! 

O que é “madeira de lei”? 

Basicamente, uma madeira de lei ou madeira nobre é reconhecida por possuir melhor qualidade e resistência. Por ter aspecto brilhante e uma superfície lisa, essa madeira é muito usada na construção civil e na produção de móveis. 

Diferente de outras mais comuns, a madeira de lei é mais resistente aos impactos e menos propensa a sofrer com umidade, ataque de cupins e fungos de modo geral. Já o seu valor é bem variado, visto que depende da espécie de madeira de lei desejada e também dos móveis que serão construídos. 

Além disso, existe uma curiosidade por trás do nome “madeira de lei”, mas para explicar essa história, é preciso citar o contexto do Brasil Colonial. Naquela época, com a presença de Dom João VI no Brasil, foi determinado que alguns tipos de árvores só poderiam ser derrubados para uso exclusivo da Coroa. 

Desde aquele tempo, a madeira de lei já era matéria-prima para edificação de residências, navios e móveis. Sendo assim, as peças eram de imenso valor e, a partir desse contexto, se tornaram conhecidas como madeiras de lei. 

É interessante ressaltar que, até os dias atuais, elas são usadas para a construção de móveis nobres, belos e muito desejados. 

Se você quer usar a madeira de lei no seu projeto, mas não sabe qual tipo escolher para os seus móveis, veja a lista que criamos com algumas das principais espécies: 

 

Peroba 

Também utilizada em telhados e edificações, aperoba é uma das madeiras mais populares quando o assunto é móvel de madeira. Isso se deve à sua beleza e resistência. Como uma peça de peroba é pesada, esta opção pode ser ideal para a composição de algum móvel mais robusto. 

Mogno 

Como já falamos outras vezes aqui no blog, o mogno é um dos favoritos para os amantes de móveis de madeira. Além do charme e do tom castanho-avermelhado, esta madeira pode ser usada na produção de materiais bastante luxuosos. Vale a pena ressaltar que esta madeira de lei é frequentemente usada em móveis altamente valorizados do mercado. 

Cedro-rosa 

O cedro-rosa é bastante conhecido e extremamente valorizado no país, principalmente por ser uma árvore nativa brasileira e estar sob ameaça de extinção. Essa madeira de lei também é muito usada na confecção de móveis. Como o seu nome sugere, a espécie possui uma coloração que varia do bege-rosado-escuro ao castanho-avermelhado. 

Suas características envolvem boa durabilidade e facilidade em ser trabalhada. Sua resistência faz com que muitas pessoas a utilizem em móveis para áreas externas. 

Ipê 

I  também é outra opção bastante usada na projeção de móveis. Sua beleza possui certo “charme”, muito acentuado em móveis de luxo. Além disso, esta madeira também é muito conhecida por conta de sua dureza, comparada ao aço, e da coloração marrom-escuro, com baixa variação. 

Jacarandá 

Falando em mobiliário de luxo, não podemos esquecer do jacarandá, muito rara e com enorme valor de mercado. Por ser fácil de ser trabalhada, é uma das opções mais adotadas para construções de móveis com maior quantidade de detalhes e acabamentos. 

Pinus 

Uma opção mais acessível no mercado é a madeira pinus. Quando tratada, é uma das melhores soluções para móveis. Sua tonalidade branco-amarelada (parecida com marfim) vem se tornando uma forte tendência de decoração. 

Jatobá 

O jatobá possui uma coloração marrom-avermelhada que valoriza bastante os detalhes do ambiente. Também conhecida como uma das madeiras de lei mais procuradas do mercado, possui um belo acabamento e uma enorme durabilidade. Além de móveis maravilhosos, essa madeira também pode ser usada em escadas e pisos. 

De modo geral, a madeira de lei pode ser bastante versátil e utilizada de diferentes formas. Independente de como for o seu projeto ou a decoração da sua casa, seja para área interna ou externa, na Macal você encontra as melhores opções de madeira de lei. 

Na Macal, você encontrará material de qualidade e uma empresa com competência e expertise no assunto. Assim, você terá o parceiro certo para garantir beleza e durabilidade em seus projetos de madeira. 

Não perca a chance de tirar o seu projeto do papel. Fale conosco! 

 

Tem mais dúvidas sobre madeira? 

A Macal tem uma equipe completa de especialistas disposta a ajudar no seu projeto!