Outros

O que é e como aplicar bride de madeira?

Um projeto arquitetônico, seja comercial ou residencial, precisa ser pensado para oferecer conforto, beleza e funcionalidade. Para isso, muitos elementos podem ser usados. Um deles é o brise, que é sustentável, elegante e entrega muitas vantagens, como a redução no consumo de energia nas edificações. Parece incrível, não é mesmo?
Assim, o brise pode ser o elemento ideal para quem deseja manter a temperatura de um ambiente agradável e incrementar o espaço com um toque bastante bonito, seja em fachadas ou janelas, por exemplo. 

Já sabe o que é um brise? Sabe como utilizá-lo? Não se preocupe. Criamos este conteúdo especialmente para te colocar por dentro do uso desse elemento tão incrível para projetos. Continue a leitura. 

O que é um brise? 

O nome “brise” possui origem francesa, derivado da expressão “brise-soleil”, que significa “quebrasol”. Este significado é mais intuitivo, afinal, um brise de madeira é criado justamente para limitar a entrada de luz nos ambientes. Este recurso garante a passagem de ar livre, o que mantém o espaço fresco e arejado. Isso sem contar com questões relacionadas à privacidade, principalmente em salas de andares elevados e varandas. 

 

Como os brises são construídos? 

De modo geral, os brises são instalados a partir de lâminas de madeira em disposição paralela, disponível tanto em modelo vertical quanto horizontal. É essa disposição que permite a entrada limitada de luz solar no espaço e também a circulação do ar.  

Além disso, se você é amante de madeiras, não precisamos nem falar sobre o quanto esse tipo de projeto fica bonito, não é? Você pode, por exemplo, explorar as características de uma espécie condizente com a decoração do ambiente. A disposição dos brises oferece um tom artístico, adicionando mais charme, elegância e nobreza aos espaços onde são instalados. 

 

Principais espécies de madeira utilizadas em brises 

Antes de falar sobre os principais tipos de madeira usados em brises, é preciso ressaltar que esse recurso exige espécies mais resistentes, permitindo que sejam instaladas em ambientes internos ou externos. É comum encontrar brises das seguintes madeiras:

Ipê

Como já falamos aqui no blog, a madeira Ipê possui uma consistência dura, o que não a impede de ser fácil de lixar, parafusar ou pregar, por exemplo. Vale lembrar que esta espécie é presente em todo o Brasil, sendo bastante popular para várias funcionalidades, como construção civil, decorações, assoalhos, entre outros projetos, objetos e artigos.

Cumaru 

A madeira cumaru é outra espécie consideravelmente dura e que ganha destaque por sua resistência ao ataque de cupins. Por ser impermeável, esta peça pode ser usada com destaque em áreas externas, como jardins, varandas, áreas de lazer, entre outros projetos. Isso sem contar o fator estético. A cumarureúne elegância, beleza, durabilidade e resistência. Fantástico, não é mesmo? 

Itaúba

Já a madeira itaúba, além de ser dura e pesada, proporciona excelentes acabamentos. Vale lembrar que é uma espécie resistente a pragas. Este tipo de madeira reúne o aspecto rústico com um toque de sofisticação e elegância. Suas características estéticas fazem dela uma das espécies mais utilizadas, principalmente em portas, janelas, pisos, decks, móveis, entre outros projetos de construção civil. 

Enfim, todas estas espécies podem servir para a criação de um lindo e funcional brise de madeira. 

Vantagens do brise

Como falamos anteriormente, esse tipo de recurso possui muitas vantagens, como: 

– Economizar energia elétrica para a iluminação de ambientes; 

– Deixar os espaços mais arejados e com uma temperatura mais agradável; 

Dar maior beleza para a fachada e para os espaços; 

– Ajudar no equilíbrio da temperatura em locais frios; 

– Oferecer maior privacidade para locais mais elevados ou áreas externas; 

Garantir um acabamento bonito e resistente. 

Se você está em busca de alguma dessas soluções, um brise de madeira pode ser a alternativa perfeita. 

Para criar um projeto adequado e garantir que o mesmo seja executado com qualidade e eficiência, é preciso contar com madeiras de qualidade. Por isso, é fundamental comprar suas peças com quem entende do assunto. 

 

Tem mais dúvidas sobre madeira? 

A Macal tem uma equipe completa de especialistas disposta a ajudar no seu projeto!