Portas

Qual a melhor madeira para portas?

Ao construir uma casa ou realizar uma reforma em um ambiente, é necessário que o arquiteto se atente aos materiais que vai usar e como eles complementarão o ambiente e facilitarão a vida das pessoas que utilizarem o espaço. Esse olhar mais cuidadoso deve ser aplicado aos pisos, janelas e portas, afinal, são partes fundamentais em uma construção. 

Neste artigo, discutiremos sobre a importância da escolha do material ao optar por ter uma porta de madeira em um ambiente.

Composição e estilo ao ambiente 

Apesar de existir no mercado uma variedade de materiais com os quais é possível fabricar portas, a melhor ainda continua sendo a madeira. Com uma pegada clássica e popular, ela pode se adaptar de maneiras surpreendentes e adequar-se ao gosto do cliente. 

Quando o projeto demanda sofisticação e elegância, a fabricação em madeira sólida transmite um olhar de qualidade, não apenas à porta, mas a todo o ambiente. Assim, saber escolher a madeira também é uma obrigação do arquiteto responsável pelo projeto. 

É importante ressaltar que outros elementos, além da estética, devem ser levados em consideração. A durabilidade das portas deve ser um fator importante na hora da escolha. Então, se atentar à capacidade da porta suportar deteriorações e resistir às mudanças sazonais é vital. 

Ademais, as portas exteriores e interiores devem ter características diferentes, que contemplem o que cada ambiente necessita.  

Modelos de madeira
Listamos alguns modelos de portas de madeira que você pode escolher. Porém, sempre pergunte ao profissional que for te atender sobre os materiais e suas recomendações. 

Mogno 

Conhecido como um dos melhores materiais para fabricar portas, o mogno é uma madeira escura, de alto custo. Isso acontece pelo material ser bastante durável por sua espessura, rigidez e suportar os fatores que podem apodrecer a madeira com o passar dos anos.  

A porta de mogno é recomendada para ambientes internos. Afinal, ela não é uma boa escolha quando tratamos de resistência ao sol e umidade. 

Carvalho 

O carvalho tem uma grande história, sendo a madeira utilizada para a construção dos navios vikings, apresentando assim sua resistência à água. O material é estável e resistente a insetos e fungos.  

Cerejeira 

Abrangendo uma variedade de tons, a cerejeira vai desde o vermelho intenso ao castanhoavermelhado claro. 

O material, que possui um valor elevado, é indicado para quem deseja sofisticação para o seu espaço. 

 

Nogueira 

A nogueira é mais difícil de ser trabalhada por conta de sua resistência, o que a torna um excelente material quando tratamos de durabilidade frente às mudanças climáticas. Ela também é conhecida por ter tons escuros. 

Pinho 

O pinho, diferente dos modelos acima, é mais econômico. A madeira também é reconhecida por suas tonalidades mais claras.  

Tauari 

Essa madeira é macia de ser trabalhada e tem um bom acabamento. Apresenta tons claros, entre o brancoamarelado e o marrom-amarelado claro. 

Freijó

A madeira freijó tem uma cor castanho-claro-amarelada. É um material durável e possui um acabamento com superfície lisa e lustrosa, que, em muitas situações, substitui o mogno. 

Angelim 

A angelim possui cores entre o castanho-amarelado e o castanho-avermelhado. Esse material é durável e apresenta alta resistência a fungos e parasitas que podem apodrecer a porta.  

Sucupira

Sucupiraé uma madeira maciça que possui alta durabilidade, principalmente contra pragas. Assim, a porta deste material é forte, além de englobar um excelente acabamento. Possui uma coloração marrom-escura, com pequenos veios dourados, que a tornam uma excelente pedida para quem busca por requinte. 

Tipos de porta

 

Agora, iremos apresentar como essas madeiras podem ser adotadas para as portas que compõem os ambientes: 

  • Maciça: pesadas e resistentes, elas são recomendadas para os ambientes externos; 
  • Prancheta: são portas mais leves, adequadas, principalmente, para ambientes internos; 
  • Cheia: este modelo possui traços de ambas as portas, tendo o peso de uma porta maciça, mas qualidade inferior. 

Entre em contato conosco e descubra qual seria o melhor material para o seu projeto!
 

Tem mais dúvidas sobre madeira? 

A Macal tem uma equipe completa de especialistas disposta a ajudar no seu projeto!