Ferragens

Qual dobradiça usar em portas?

Dobradiças para portas

 

Já falamos aqui em nosso blog da importância da escolha das portas de madeira no projeto arquitetônico. Se posicionadas com um bom acabamento, elas valorizam os ambientes e servem de cartão de visita.

Após a escolha do modelo, alguns elementos que compõem sua instalação devem ser selecionados com atenção. São eles: folha de porta, dobradiças, fechadura e o batente (que também é chamado de marco). Todos estes itens devem estar alinhados para o bom funcionamento das portas.

Hoje, em nosso blog, vamos conhecer um pouco mais sobre as dobradiças, respondendo às seguintes perguntas: Para que servem as dobradiças e onde usá-las?,  quais os tipos de dobradiças disponíveis no mercado?, como deve ser a escolha de uma dobradiça?

 

Para que servem as dobradiças e onde usá-las?

 

Dobradiças, que também podem ser chamadas de charneiras, são dispositivos mecânicos que conectam dois objetos, permitindo a articulação entre eles. Estão presentes em todas as portas, e em alguns casos, nas janelas do projeto de uma casa. As dobradiças podem usadas ainda em portas de armários.

Quais os tipos de dobradiças disponíveis no mercado?

 

Basicamente existem dois tipos de dobradiças no mercado: as simples e as vai e vem. Estes produtos podem ser feitos de aço carbono ou aço inox. As dobradiças de aço inox são as que apresentam mais resistência a pesos e a oxidação, e, por isso, são as mais utilizadas para portas e janelas.

Como deve ser a escolha das dobradiças?

Após fazer a escolha do material e do modelo das dobradiças, é importante decidir o acabamento que deve harmonizar com todos os aspectos do projeto e da decoração. Sempre lembrando que é fundamental saber das especificações técnicas e dimensões do produto para que a instalação seja feita corretamente.

Na Macal, temos dobradiças de aço inox que, como já foi citado, são as mais resistentes para o uso no dia a dia.

Para fazer a manutenção das dobradiças, após a instalação, é necessário manter as portas limpas do acúmulo de gordura, com a ajuda de uma flanela e, de tempos em tempos, utilizando óleo lubrificante nas dobradiças.

Tem mais dúvidas sobre Madeira?

 

A macal tem uma equipe completa de especialistas disposta a te ajudar no seu projeto!

 


 

(31) 3225 2530 – Loja Física

 

(31) 9 9434 0777 – Whatsapp