Painel Ripado

Ripado: conheça as melhores madeiras

Pensando em apostar em novos itens para a decoração do seu lar? Então você veio ao lugar certo! Conheça o ripado, que é uma peça de marcenaria que proporciona uma nova textura ao ambiente, e é queridíssima entre os arquitetos e antenados em tendências de decorações.

A versatilidade dos ripados proporciona uso em todos os ambientes, sejam eles comerciais ou residenciais, amplos ou estreitos, externos ou internos.

Além de ser atemporal, traz uma pitada de charme na decoração. Então, vale lembrar que alguns pontos são super importantes para obter o melhor resultado possível e deixar seu ambiente bonito e aconchegante.

Pensando nisso, criamos esse conteúdo para te orientar da melhor maneira na hora de escolher o seu ripado. Confira!

Tipos de Madeiras para Ripado

Existe uma variedade de madeiras que podem ser utilizadas para a confecção de um ripado. As madeiras naturais como Camaru, Freijó e Imbuia irão te proporcionar o melhor resultado.

Ademais, você pode optar também pelas madeiras mais avermelhadas, como o Mogno e o Ipê. O importante é deixar sua criatividade fluir para que construa um ambiente que te deixe feliz.

Atenção: é importante ressaltar que a mão de obra fará toda diferença no resultado final, ou seja, opte sempre por profissionais qualificados.

O MDF é uma boa opção para um Ripado?

A verdade é que você pode até optar pelo MDF, os mais indicados para esse tipo de aplicação são o laminado de madeira ou o compensado naval. Porém, o acabamento não será tão refinado, em especial nas quinas.

Sobretudo, o custo de um ripado pode ser alto se você escolher madeiras nobres. Com o MDF você pode perder um pouco no quesito acabamento, mas ganhar em economia se não puder investir muito.

Antes de mais nada, evite madeiras muito moles, elas podem alterar o desenho da peça ao longo do tempo. As mais claras são as mais frágeis, fuja delas!

Por fim, evite também a aplicação do ripado de MDF em ambientes que contam com muita umidade como banheiros e áreas de serviço.

 

Dimensões das Ripas

Durante a produção de seu ripado fique atento aos vãos. Não crie vãos estreitos demais e nem profundos, pois isso pode dificultar muito a limpeza.

Sabendo disso, trabalhe com as seguintes proporções base: no mínimo 0,5 cm de largura e máximo 2,5 cm de espessura para os frisos e para as ripas, trabalhe com largura de 1,5 cm a 3 cm.

 

Vantagens do Ripado

Além de deixar seu ambiente belíssimo, o ripado é excelente para te ajudar a esconder itens que não deseja que fiquem visíveis como: fiações expostas, objetos como botijão de gás e passagens para outros cômodos.

O ripado também possibilita uma harmonização incrível de espaços, principalmente para os espaços pequenos, ainda mais que a harmonia proporcionada pelas ripas causa uma sensação de amplitude no local em que está aplicado.

Sabendo disso, ainda ficou em dúvida de onde instalar o seu ripado? Aqui estão algumas sugestões: cabeceiras de cama, balcões e bancadas de cozinha, sala de estar e sala de TV, ambientes corporativos como escritórios e recepções.

Iluminação e Decoração

Clássico, moderno ou rústico? O ripado combina com todos os estilos decorativos e devido a sua estrutura elegante é excelente para projetos de iluminação. Além do mais, eles são ideais para receber spots e fitas de LED, assegurando uma iluminação difusa e suave.

Para reforçar ainda mais a sensação de aconchego proporcionado por ambientes que contam com ripado, então prefira lâmpadas mais quentes.

Contudo, se preferir ambientes que causem sensação de profundidade e elegância, então opte por lâmpadas brancas.

Por fim, explore ao máximo as possibilidades dos ripados. Eles se encaixam bem com elementos naturais como granito, mármore, pedra, entre outros. Porém nada te impede de experimentar e criar sua própria combinação.

Na Macal você encontra variedade e qualidade para o seu ripado. Conte com nossa equipe de especialistas para te ajudar no seu projeto.

Gostou das dicas? Você também pode se interessar em Como tornar sua casa mais aconchegante usando madeira?

Tem mais dúvidas sobre Madeira?

 

Macal tem uma equipe completa de Especialistas disposta a te ajudar no seu projeto!

 


 

(31) 3225 2530 – Loja Física

 

(31) 9 9434 0777 – Whatsapp