Pisos

Rodapé de madeira: quais as vantagens e como escolher a melhor opção?

Muitas pessoas pensam que o rodapé é um item que passa despercebido no acabamento de uma casa. Entretanto, quando bem feito e planejado este detalhe pode embelezar todo o ambiente. Os rodapés de madeira são bons exemplos disso. Além de belos, podem deixar o espaço mais harmônico e charmoso.

Que um rodapé de madeira é bonito não é novidade para ninguém. Porém, é importante que a escolha da peça seja feita de forma criteriosa. Afinal, é preciso garantir que tanto o material quanto o tipo de acabamento estejam de acordo com a decoração do ambiente.

Neste conteúdo, você poderá conferir alguns dos principais benefícios dos rodapés de madeira e o que fazer para acertar na escolha do material. Boa leitura!

Para que serve um rodapé de madeira?

Antes de qualquer coisa, é fundamental entender para que serve de fato um rodapé de madeira. Podemos afirmar que um rodapé possui três principais funções. A primeira é proteger o revestimento das paredes contra a umidade. Além disso, eles também protegem as paredes contra impactos causados por batidas de objetos e móveis.

 

Este item também é perfeito para dar um melhor acabamento no encontro da parede com o piso. É como se o rodapé se comportasse como um arremate desses planos, cobrindo falhas e oferecendo um acabamento uniforme.

 

Por último, vem a questão estética! Esta função é, inclusive, um dos critérios mais comuns usados pelas pessoas na hora de comprar os materiais. As peças funcionam como uma moldura para o ambiente e conseguem destacar tanto o piso quanto o acabamento da parede.

 

Diferenciais do rodapé de madeira

Atualmente, um rodapé de madeira não serve apenas para proteger. Os modelos desta matéria-prima servem para compor um estilo rústico e podem transformar o aspecto de diferentes ambientes de uma casa, como salas, quartos, corredores, banheiros, áreas de serviço e outros. Conheça algumas das principais vantagens.

Maior elegância para o espaço

Esta vantagem é a mais óbvia de todas, afinal, se você está aqui provavelmente é porque admira bastante peças e acabamentos feitos com madeira. A aparência de um rodapé de madeira, depois de instalado, independente de sua tonalidade, valoriza o piso, a parede, e traz maior elegância para o espaço.

Facilita a limpeza

 

Com exceção à madeira branca, que precisa de maiores cuidados para evitar sujeiras a longo prazo, o rodapé de madeira é bem simples de ser limpo. Qualquer acúmulo de poeira pode ser removido de forma prática, sem qualquer dor de cabeça. Dessa forma, você poderá preservar a qualidade e o aspecto natural da peça.

Durabilidade e resistência

Como já falamos outras vezes aqui no blog, peças de madeira são conhecidas e muitas vezes preferidas justamente por serem resistentes e possuírem alta durabilidade. A instalação de rodapés de madeira fará com que toda a beleza do seu acabamento seja preservada ao longo dos anos.

 

Isso acontece devido à madeira ser uma matéria-prima nobre e de muita resistência a impactos. Ou seja, um rodapé de madeira dificilmente será danificado. Entretanto, vale lembrar, que assim como outros detalhes e acabamentos de uma casa, o rodapé também merece manutenções e cuidados.

Como acertar na escolha do rodapé de madeira?

Para você conseguir definir qual é a melhor opção de rodapé de madeira para o seu projeto, alguns detalhes devem ser considerados. Ao contrário do que muitos pensam, o material do rodapé não precisa necessariamente ser o mesmo do piso. Enfim, separamos algumas dicas para você acertar na sua escolha.

Combine com o piso

Existem madeiras de diferentes cores e tonalidades. De modo geral, existem algumas espécies podem se adequar aos mais diversos tipos de acabamento e decoração. Entretanto, quando você usa um rodapé com a mesma coloração do piso, ou com cores que se complementam, gera no espaço uma maior sensação de amplitude. Talvez, esta seja uma das opções mais usadas.

Aposte no contraste

Para quem gosta de um design mais ousado e atual, a dica é escolher rodapés de tonalidades ou materiais diferentes do piso. Dessa forma, ao criar um contraste, você dá um maior destaque para o acabamento que circunda a parede  é claro que qualquer tipo de combinação deve ser pensada de forma estratégica. Sendo assim, você pode considerar até mesmo outros elementos do ambiente para definir qual opção usar. Esta é uma excelente dica para um projeto mais moderno.

 

Tem mais dúvidas sobre madeira?

 

Macal tem uma equipe completa de especialistas disposta a te ajudar no seu projeto!

 

 

(31) 3225 2530 – Loja Física

(31) 9 9434 0777 – Whatsapp